terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sorry Day II - Forgotten Australians

A Austrália é um país sensacional, maravilhoso, mas tem alguns capítulos absolutamente assustadores na história.



Um deles diz respeito aos forgotten Australians, crianças e adolescentes australianas que entre as décadas de 20 e 70 foram, literalmente, raptadas nas ruas e mandadas para orfanatos do governo que mais pareciam colônias penais comandadas por "religiosos". Não preciso dizer que sofreram todo tipo de abuso.

Cerca de 500 mil crianças foram raptadas. Muitas tinham família, mas passaram a acreditar que eram órfãos. Elas receberam a companhia de mais de 130 mil crianças inglesas, brancas, que foram enviadas para a Austrália para, digamos, espalhar um pouco do DNA branco.



The Leaving of Liverpool é uma excelente minisérie produzida para a TV sobre esses ingleses. O DVD pode ser encontrado na biblioteca de Waverley, em Bondi Junction, e neste link há uma cena bem emblemática.

Mas ontem, Kevin Rudd, nosso primeiro-ministro, pediu desculpas para todas as pessoas e famílias que de alguma forma passaram e sofreram com a política adotada por mais de meio século.



Esse foi o segundo pedido de desculpas oficial de Rudd, desde que assumiu o governo, há quase dois anos.

O primeiro aconteceu em fevereiro de 2008, quando se desculpou às chamadas "gerações roubadas", como podem ver neste post.

É claro que um sorry não resolve muita coisa, mas pode ser um começo. Só o fato do governo reconhecer o problema e se desculpar, já demonstra certa pré-disposição, além de grandeza. Entre os presentes à cerimônia, centenas de vítimas, incluindo Steve Fielding, um dos forgotten Australians, hoje senador.

Nenhum comentário: